Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Yoga e meditação podem transformar sua vida
Toda Rede
04 de Dezembro de 2020

 

Quem pratica Yoga e meditação garante que são práticas muito eficientes na busca pelo autoconhecimento. A artesã e instrutora de Yoga Janaína Nocera, de Londrina, é uma apaixonada pelo tema e afirma que elas proporcionam uma verdadeira revolução na vida de quem experimenta. Janaína, além de praticar Yoga e meditar, também é estudiosa do assunto. Apaixonada por leitura, ela é a convidada do Blog do Sebo Capricho para falar sobre Yoga, meditação e dar dicas de livros sobre as duas práticas. 


Ela conta que, desde antes de iniciar a prática efetivamente, já se interessava e pesquisava sobre o tema. O caminho no Yoga, entretanto, começou a ser percorrido no final dos anos 90, por meio de um convênio que uma tradicional escola de Yoga tinha com estudantes da UEL.    


“Durante a minha jornada fui todo tipo de praticante: desde a iniciante entusiasmada, apaixonada e motivada que logo se transformou na aluna indisciplinada e anos depois na praticante entre idas e vindas, até que finalmente venci muitas barreiras internas e externas (e até mesmo a indisciplina) e me tornei uma praticante tão disciplinada  a ponto de buscar uma formação profissional como instrutora de Hatha Yoga”, conta.


Os benefícios de ambas as práticas vão muito além do lugar comum “zen e goodvibes”. Para Janaína, a consequência relaciona-se também com o despertar da gratidão, da compaixão e do alto astral. “Mas os benefícios vão além disso: com a clareza mental, o centramento e atenção no momento presente você se torna mais calmo e assertivo para vivenciar suas atividades diárias e também aprende a lidar com as situações desafiadoras de uma outra maneira. Ao acalmar a nossa tagarelice mental podemos nos tornar mais presentes em nossas relações e também aprendemos a não nos identificarmos com as sensações e os sentimentos, não nos deixando levar pelas emoções”, pontua, complementando que, ao aprender a viver o presente, o agora, aprende-se “a fluir com a impermanência que,paradoxalmente, é a única constante em nossas vidas”. 


E como chegar a esse resultado? A resposta de Janaína é objetiva: Respirando! Aprendendo a observar e a utilizar a respiração chega-se aos inúmeros benefícios que a meditação traz!


Uma leitora dedicada


Antes de se apaixonar por  Yoga e meditação na adolescência, Janaína já tinha outra paixão, a leitura. Os pais dela contam que a ensinaram a ler ainda pequena de tanto que a viam fingir ler. “Depois, já na escola, fui a criança que tinha a carteirinha da biblioteca grampeada com mais de uma, duas fichas, pois sempre tive paixão pela leitura! Assim, é possível imaginar que sou consumidora e leitora voraz dos livros sobre meditação e Yoga”, avisa.


Jana Nocera.jpg
Créditos: Arquivo pessoal

 

Dicas imperdíveis


Entre os livros sobre o tema, ela considera fundamentais a obra “Autoperfeição com Hatha Yoga" do Professor Hermógenes; “Luz sobre o Yoga” de B. K.S. Iyengar; qualquer um dos livros da Louise Hay, pois ensinam sobre autoconhecimento e  meditação de maneira muito sensível e acessível; os livros do Thich Nhat Hanh como “Sem lama não há lótus” e “ Momento presente, momento maravilhoso” pois tratam da temática viver no aqui agora, o único momento que existe e sobre como utilizar a respiração para isso; livros do Daniel Goleman;  o livro “Atenção Plena Mindfulness” de Mark Williams e Danny Penman, um best seller sobre Mindfulness,  além dos muitos livros do Osho sobre  meditação.

 

 

“Acredito que a leitura tem poder sobre nós e traz a possibilidade de vivenciarmos as práticas de uma outra maneira mas é essencial que se pratique. É ali na prática, quando você senta com a coluna ereta e o peito aberto, observando a sua respiração, que a meditação vai acontecer. E, embora você sinta os efeitos de uma prática de Yoga e/ou de meditação desde a primeira vez, é quando você torna essa prática um hábito, ou seja, quando você incorpora essas práticas à sua rotina diária, que você vai mesmo colher todos os benefícios que elas oferecem!”


Siga as dicas de Janaína Nocera e experimente! Existem linhas diferentes de Yoga e diversas técnicas meditativas, certamente você vai se identificar com alguma!

Compartilhe:
Deixe um comentário