Sebo Capricho
Parcelas até 12x no cartão
Entregas para todo o Brasil
Entregas de Moto Táxi para Londrina
Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG
O maior acervo de livros usados do Paraná
Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Viva a cultura popular brasileira!
Toda Rede Comunicação
25 de Junho de 2020
“O balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
A noite é tão boa
 
São João! São João!
Acende a fogueira
Do meu coração”
 
As festas juninas são uma das principais manifestações da cultura popular brasileira. Músicas, brincadeiras, comidas típicas... Tradições que encantam e alegram gerações por todo o País. Tem também poesia, arte, folclore e literatura. Neste ano, com o isolamento imposto por causa da pandemia, essas festas não vão acontecer da mesma maneira que nos anos anteriores. Mas isso não é motivo para deixar de celebrar. Que tal entrar no clima junino com uma boa história? Convidamos a educadora infantil Rebeca Gombi para dar algumas dicas de livros com reflexões e personagens que fazem parte dos festejos populares. Vamos lá?!
 
Fogo no Céu – Mary França e Eliardo França
“’O céu pegou fogo? Disse o bode! Será que o fogo irá matar os bichos das florestas?’. O livro da editora Ática faz parte de uma das coleções mais premiadas na literatura infantil brasileira. Sua primeira edição é da década de 1980. Tem como enredo a cultura junina e a festa de São João. Indico para crianças menores. E recomendo os demais livros da coleção.”
 
“A Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças traz 25 livros sobre a cultura popular. Entre eles, ‘O Saci’ – o personagem que coleciona travessuras e é um dos mais famosos do folclore brasileiro. Na história dessa coleção, recontada por Laiz de Carvalho, as ilustrações são belíssimas e ao final tem brincadeiras, parlendas, versinhos que todos nós conhecemos e que fazem parte da nossa cultura.”
 
Falando Tupi – Yguarê Yamã (autor) e Geraldo Valerio (Ilustrador)
“Para todas as crianças o resgate histórico brasileiro se faz necessário, por isso esse livro é tão emblemático. Muitas palavras que utilizamos têm origens no Tupi, sabia? O enredo apresenta a tribo Maraguá. E vale a pena conhecê-la!”
 
O que é cultura popular – Luciano Tasso
“Um livro escrito com versos de cordel, com poesia e arte. Apresenta com riqueza e detalhes as manifestações culturais brasileiras. Nossos costumes e nossas tradições são descritas de um jeito diferente. É encantador!!!!”
são-joao.jpeg
Créditos: Arte/Reprodução
Compartilhe:
Deixe um comentário