Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Vila Cultural Canto do Marl revitaliza biblioteca em Londrina
Carol Avansini
06 de Abril de 2023

 

Uma ação coletiva busca voluntários para revitalizar a biblioteca da Vila Cultural Canto do Marl, em Londrina, que passará a se chamar Biblioteca Scarlett O’hara da Costa, em homenagem à artista londrinense conhecida pelo mesmo nome.

 

A artista independente Vevê Amora é a responsável pela curadoria das obras, que nesta nova etapa da biblioteca dará prioridade a livros ligados à arte.

 

Ela tem realizado um trabalho intenso de curadoria em todos os livros recebidos e, também, realizado a troca de alguns exemplares avulsos por livros de temáticas artísticas, com abordagens atualizadas sobre gênero, raça, classe, arte, cultura e política, para melhor contemplar as pesquisas e interesses do nosso público. Além de organizar o espaço, o Marl está aceitando doação de livros nessas perspectivas.

 

“Tínhamos muitos livros sem circulação, por isso, decidimos renovar a biblioteca e focar principalmente em títulos de arte, música, teatro e cinema, priorizando temas que tenham a ver com cultura, pois esta é a vocação do Marl”, conta ela. 

 

A revitalização veio da vontade de renovar o espaço e incentivar mais circulação de pessoas no local. Para atingir esse objetivo, Vevê está transformando a biblioteca  em um espaço bem aconchegante. 

 

 Como o trabalho é árduo, o Marl convida a quem tenha interesse e disponibilidade em participar deste momento de catalogação e revitalização da Biblioteca para doarem um pouco de tempo ao trabalho voluntário. 

 

Os dias destinados para os encontros serão:

  • Dias 10, 17 e 24 de Abril
  • Das 13h às 17h
  • Endereço: Av. Duque de Caxias, 3241

 “A ideia é que, em breve, possamos criar um espaço e sistema de consulta e empréstimo de livros novamente em nosso Canto”, avisa.

 

Livros sobre arte que você precisa conhecer

Como sempre, pedimos para a nossa entrevistada dar algumas dicas de livros sobre arte. Confira as recomendações da Vevê Amora:

 

1 - "História da Arte", de Ernst Gombrich - este livro é considerado um dos mais importantes para estudantes de arte, pois oferece uma visão abrangente da história da arte ocidental, desde as cavernas pré-históricas até os dias atuais. O texto é claro e acessível, e as ilustrações ajudam a entender e visualizar os estilos e movimentos abordados.

 

2 - "Arte e Percepção Visual", de Rudolf Arnheim - este livro é uma leitura essencial para artistas e estudantes de arte que desejam entender melhor como o cérebro humano processa as informações visuais. Arnheim apresenta uma teoria sobre a percepção visual, que ajuda a explicar como e por que certas obras de arte têm mais impacto do que outras.

 

3 - "A Linguagem da Arte", de Dik Browne - este livro é uma introdução à história da arte e ao   artístico, com ênfase nas técnicas e materiais utilizados pelos artistas. As ilustrações em preto e branco ajudam a ilustrar os conceitos abordados, e o livro é escrito de maneira clara e acessível.

 

4 - "Como Ver o Mundo", de Nicholas Mirzoeff - este livro explora a relação entre a arte, a política e a cultura visual, e como esses elementos se combinam para moldar a maneira como vemos e entendemos o mundo ao nosso redor. O autor discute a influência da mídia, das tecnologias digitais e das redes sociais na produção e circulação de imagens, e oferece uma visão crítica da sociedade contemporânea.

 

5 - "O Pintor da Vida Moderna", de Charles Baudelaire - embora não seja um livro especificamente sobre arte plástica, é considerado uma leitura essencial para quem quer entender a relação entre a arte e a modernidade. Baudelaire discute a figura do artista moderno, que se distancia da tradição e busca retratar a vida urbana e contemporânea em suas obras. A partir daí, ele explora a relação entre arte e sociedade, e como a arte pode ajudar a moldar a percepção do mundo ao nosso redor.

 

 

 

biblioteca marl.jpg
Créditos: Amanda Ferreira
Compartilhe:
Deixe um comentário