Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Universidades do PR divulgam livros de leitura obrigatória para o vestibular 2023
Toda Rede
24 de Junho de 2022

 

A UFPR, a Unioeste e a Unicentro divulgaram suas listas de livros cuja leitura é recomendada para os vestibulares de 2023. Se você é vestibulando, que tal aproveitar as férias para atualizar as leituras? Listamos abaixo os livros exigidos nas três instituições. 

Leia mais:

Saiba quais são os livros obrigatórios para o vestibular da UEL

Lista de livros da UFPR

A UFPR divulgou as listas de livros para Literatura Brasileira, Sociologia e Filosofia do Vestibular 2023 da universidade. 


Em Literatura Brasileira, as novidades são “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, e “O livro das semelhanças”, de Ana Martins Marques. O primeiro, uma obra em prosa, de uma autora do século XX. O segundo, um livro de poesias de uma autora contemporânea.


As escolhas, segundo a UFPR,  introduzem mudanças em termos de gênero literário, linguagem, representatividade e atualidade. Elas refletem algumas das expectativas da Universidade com relação ao ensino de literatura e à leitura dos estudantes: que leiam obras canônicas e marginais, de gêneros literários e tempos variados, e que o façam com criticidade e contextualização.

Literatura 

1. Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo. 

2. Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto. 

3. Nove Noites, Bernardo Carvalho. 

4. O livro das semelhanças, Ana Martins Marques. 

5. O Uraguai, Basílio da Gama. 

6. Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus. 

7. Sagarana, Guimarães Rosa. 

8. Últimos Cantos, Gonçalves Dias.

Filosofia 

A relação de obras de Filosofia é quase inteiramente nova em relação à dos vestibulares anteriores. A única obra que permanece é “Discursos sobre a primeira década de Tito Livio”, de Nicolau Maquiavel. Entre as obras incluídas está a de uma autora brasileira:  “O que é lugar de fala?”, da filósofa, acadêmica e ativista Djamila Ribeiro.


Mais do que saber o que um filósofo disse ou deixou de dizer, a proposta que baseou a definição da lista é a de levar o candidato a refletir sobre problemas de ordem conceitual e avaliar sua capacidade de pensar o pensamento, ou seja, de adotar uma postura filosófica.


Os livros selecionados são próximos da realidade dos jovens do Ensino Médio e possibilitam uma ampliação da base conceitual para procedimentos analíticos e interpretativos sobre a atualidade. Confira a lista completa.


1. BERKELEY, G. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Organizador: Eduardo Salles O. Barra; tradução: Luciano Ezequiel Kaminski, Andrea Cachel e Ariosvaldo Kiister Siqueira. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012. 

2. ESPINOSA. B. Ética, livro I, apêndice. Tradução e notas: Joaquim de Carvalho, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1973 pp. 116-123. 

3. MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. Seleção de textos, tradução e notas: Carlo Gabriel Kzsam Pancera. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009. 

4. MERLEAU-PONTY, M. A dúvida de Cézanne. Tradução: Nelson Alfredo Aguilar, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1975. pp. 303-316. 

5. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Capítulos "O que é lugar de fala?" e “Todo mundo tem lugar de fala". Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017. 1 

Sociologia 

Das quatro obras escolhidas para servirem de base para as questões de Sociologia, duas já estavam na lista do vestibular anterior e duas são novas (“Sociologia para o Ensino Médio'', de Nelson Tomazi, e''Sociologia”, de Sílvia Araújo e Maria Aparecida Bridi).


1. ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, M. A.; Motim, B. M. L. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 

2. O’DONNEL, Juia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. 

3. SILVA, Afrânio et al. (orgs.). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. 

4. TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

Livros exigidos pela Unicentro

Na Unicentro, os livros exigidos no vestibular de 2023 são os mesmos de 2022.


1- A hora da estrela, de Clarice Lispector;

2- Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo;

3- Dois em um, de Alice Ruiz;

4- Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles;

5- Sagarana, de João Guimarães Rosa;

6- Rosa que está, de Luci Colin;

7- Inocência, de Visconde de Taunay;

8- Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior;

9- Sagrada Esperança, de Agostinho Neto;

10- O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.


Livros exigidos no vestibular na Unioeste 

Na Unioeste, são recomendadas leituras de diferentes gêneros literários e, ainda, a fundamentação teórica que embasa os estilos de época, conforme o livro de Alfredo Bosi, “História concisa da literatura brasileira”. A lista completa pode ser acessada aqui. 


sean-kong-i5nMmbr8JYg-unsplash.jpg
Créditos: Photo by sean Kong on Unsplash
Compartilhe:
Deixe um comentário