Sebo Capricho
Parcelas até 12x no cartão
Entregas para todo o Brasil
Entregas de Moto Táxi para Londrina
Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG
O maior acervo de livros usados do Paraná
Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Um tributo a José Saramago
Toda Rede
14 de Novembro de 2019

 O dia 16 de novembro é especial para a literatura lusófona, pois celebra o nascimento de José Saramago, um dos mais importantes autores da língua portuguesa do século XX. O escritor recebeu o prêmio Nobel da Literatura em 1998, mas é por causa de suas obras irônicas e peculiares que ele é lembrado por leitores do mundo todo. 


Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo (Portugal), no dia 16 de novembro de 1922. Passou a maior parte da vida em Lisboa, onde enfrentou dificuldades para concluir os estudos e exerceu profissões diversas como serralheiro, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Morreu em 2010, aclamado pela crítica literária, com livros publicados e premiados em todo o mundo.

“Ele viveu uma infância difícil e teve empregos comuns, que não exigiam grandes habilidades de leitura. Isso faz aumentar ainda mais a admiração dos fãs”, opina a professora aposentada Celeste Lucas de Faria, uma admiradora de Saramago que aceitou o convite de falar sobre o autor ao Blog do Sebo. 

“O que mais me chama a atenção é que Saramago trata de temas diversos com muita lucidez. Ele tem uma prosa diferenciada que leva os leitores a entenderem rapidamente sua visão crítica sobre as relações sociais”, pondera ela, que gosta do estilo do escritor mas reconhece que não é uma literatura fácil a leitores pouco habituados. “Os parágrafos são longos e a pontuação não é convencional. Não dá para ler Saramago por obrigação”, avisa.

Ela pondera, porém, que o humor sofistacado do escritor garante momentos de deleite aos leitores em busca de literatura da mais alta qualidade. Confira agora cinco dicas da professora Celeste para começar a ler Saramago. Estes e outros títulos do autor estão disponíveis no site do Sebo!
“Não conheço muito bem a história do cristianismo, mas gostei muito deste livro porque ele é criterioso sobre a visão do Evangelho. É um livro que humaniza a figura de Deus e nos leva a refletir sobre os dogmas da religião.”
 
“Um livro muito divertido, pois conta a história de um homem com duas facetas e com o poder de assumir  duas personalidades em diferentes situações, o que leva a muitas contradições.”
 
saramago_nobel-300x216.jpg
Créditos: Divulgação

Caim

“É uma crítica ao maniqueísmo dos cristãos, pois resgata o lado humano, com falhas e virtudes,  deste filho de Adão e Eva. Uma das mensagens do livro é que mesmo pessoas sem religião têm atitudes cristãs, muitas vezes até mais éticas que os religiosos.”

As Intermitências da Morte

“Este livro retrata a figura da Morte com características humanas, inclusive capaz de admirar e até mesmo se apaixonar por suas ‘vítimas’. É uma obra muito curiosa.”

As Pequenas Memórias 

“Este é um livro muito sensível sobre a vida do autor. Quando li, me identifiquei com as histórias, as dificuldades e a singeleza da vida dele, uma vida comum, mas muito encantadora. Este é um Saramago diferente, que mostra a sua habilidade como narrador de memórias.”

 

Compartilhe:
Deixe um comentário