Sebo Capricho
Parcelas até 12x no cartão
Entregas para todo o Brasil
Entregas de Moto Táxi para Londrina
Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG
O maior acervo de livros usados do Paraná
Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Seis livros que inspiraram grandes filmes do cinema nacional
Toda Rede
18 de Junho de 2020

 

Você já ouviu falar em Afonso Segreto? Este cinegrafista foi a primeira pessoa a registrar, em vídeo, imagens do território brasileiro. Ele fez algumas tomadas da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil, no dia 19 de junho de 1898. Por isso, a data é celebrada como o Dia do Cinema Brasileiro.


Para homenagear o vasto universo do cinema nacional, o Blog do Sebo Capricho preparou uma seleção especial de livros que inspiraram grandes filmes nacionais. Leia e saiba mais sobre essas histórias imortalizadas nas telas dos cinemas!


cinema nacional.png
Créditos: Divulgação

1 - O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna

Esta peça clássica inspirou o filme O Auto da Compadecida, lançado em 2000, com direção de Guel Arraes e atuação inesquecível de Matheus Nachtergaele. O livro conta a saga do retirante Severino e celebra a tradição popular da literatura de cordel. 

 

2 - Estação Carandiru - Dráuzio Varella

O livro que inspirou o filme Carandiru, de Hector Babenco,foi escrito pelo médico, professor e escritor Drauzio Varella. Na obra, ele conta a experiência como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, no período anterior ao massacre que resultou no fechamento da penitenciária. 

 

3 - Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios - Marçal Aquino

O livro de Marçal Aquino que inspirou filme de mesmo nome fala sobre a saga do fotógrafo Cauby,  que convalesce de um trauma numa pensão barata. No submundo em que está inserido,  tem que lidar com o mistério envolvendo Lavínia, sedutora mulher do pastor evangélico Ernani.

 

4 - Elite da Tropa - Luis Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel

Este livro escrito por ex-policiais resultou no sucesso de bilheteria Tropa de Elite. A história conta as experiências dos policiais no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro , considerado um esquadrão de elite. O livro é baseado em fatos reais e mostra a realidade de uma tropa incorruptível, porém violenta. 


5 - Estorvo - Chico Buarque

Um personagem obsessivo, atormentado por acontecimentos estranhos permeados por fatos de sua vida real, é o mote do livro de Chico Buarque que originou filme de mesmo nome, sob direção de Ruy Guerra. 

6 - Cidade de Deus - Paulo Lins

 

O livro Cidade de Deus mostra as transformações sociais sofridas pelo conjunto habitacional Cidade de Deus, permeado por tráfico de drogas  e violência generalizada. O filme de mesmo nome foi lançado em 2002 e fez muito sucesso.

 


Compartilhe:
Deixe um comentário