Quem lê tem mais chances de fazer uma boa prova do ENEM
Você gosta de ler, entra sempre no site do Sebo Capricho em busca de novidades e tem nos livros a companhia diária para os momentos de lazer? Pois saiba que este hábito pode te ajudar a fazer uma boa prova do ENEM. O concurso que dá acesso a vagas de universidades públicas e particulares através de programas como PROUNI, SISU E FIES será nos dias 4 e 11 de novembro.
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
O professor Alisson Henrique Moreira Sanches, que dá aulas na rede privada e em cursos preparatórios, explica que o exame acontece em duas etapas (nos dias 4 de 11 de novembro de 2018). A primeira prova trará 90 questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, além da redação. A segunda prova também tem 90 questões de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências e Suas Tecnologias. “Em ambas as etapas, a leitura é essencial. O ENEM avalia a capacidade do candidato para ler e interpretar textos”, afirma.
Segundo ele, as questões pedem para comparar pontos de vista em diferentes fontes, além de desafios relacionados a análise, associações e interpretação. “Todas essas habilidades exigem boa capacidade de leitura. Quem tem o hábito de ler pode ter mais facilidade”, aponta, lembrando que a prova é longa e exige também boa capacidade de concentração.
O professor destaca que o Sebo Capricho tem uma diversidade de livros, revistas e outros materiais relativos a atualidades e cultura geral. “Candidatos a uma vaga na universidade podem encontrar uma infinidade de materiais que vão ajuda-los a se preparar”, avalia, lembrando que a redação costuma priorizar temas sociais. “Quem lê e se atualiza terá melhores argumentos para propor soluções ao problema levantado na redação”, diz. Ele finaliza lembrando que o sistema de correção do ENEM é complexo e detecta os tradicionais “chutes”. “Por isso, a dica é resolver primeiro as questões mais fáceis.”