Sebo Capricho

Parcelas até 12x no cartão

Entregas para todo o Brasil

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Projeto Leitura na Rua em Tamarana deixa livros no meio do caminho
Toda Rede
25 de Março de 2021

 

Em Tamarana, é possível encontrar geladeiras cheias de livros no meio do caminho. Desde 2019, o projeto Leitura na Rua Tamarana oferece livros expostos em geladeiras para que a população possa escolher as obras, ler e devolver quando possível. A iniciativa é do jornalista Lucas Marcondes de Araújo, que sempre viveu no município e conhece bem a necessidade de aparelhos culturais na cidade. O Sebo Capricho é um apoiador da iniciativa: doamos 16 caixas de livros para abastecer as geladeiras literárias de Tamarana em 2021.


Lucas conta que Tamarana não tem uma biblioteca aberta e a população sente muita dificuldade de acessar obras literárias. Ele mesmo, na infância e adolescência, só passou a frequentar esses espaços - quando havia - depois que foi orientado por um amigo. “Colocar os livros na rua é uma forma de quebrar essa barreira e incentivar a leitura”, acredita.


Combate à desinformação


Outra preocupação de Lucas é com a desinformação. Como jornalista, durante o tempo em que gerenciou as redes sociais da prefeitura, ele percebeu que o acesso a informações confiáveis era complicado na comunidade, o que abre espaço até mesmo para a circulação de notícias falsas. Por isso, se motivou a colocar mais livros na vida do povo de Tamarana. 


Em agosto de 2019, a iniciativa começou tímida, com a oferta de alguns livros na mureta da casa dele. Uma amiga deu a ideia das geladeiras e não demorou muito para receber a doação de três geladeiras e muitos livros. Lucas contratou uma agência, com recursos próprios, para fortalecer a marca do projeto e fazer um vídeo, mas a pandemia atrasou um pouco os planos de ampliação. Hoje, entretanto, ele já conseguiu disponibilizar três geladeiras - duas delas no CRAS e no CREAS de Tamarana e a terceira na rua - e uma circulação de aproximadamente mil livros.


leitura na rua.png
Créditos: Arquivo pessoal

 

Leitura na Zona Rural


A geladeira “de rua” fica na região central, em local por onde passa a população da zona rural e já conquistou público cativo. “O acesso é livre, mas a maioria leva os livros e devolve”, conta. O público é formado principalmente por crianças e mulheres, a maioria da zona rural. Os estilos preferidos são gibis, livros infantis e literatura em geral.  “Eu trabalho a leitura como algo prazeroso para incentivar que mais pessoas leiam por gostar, e não por obrigação.”


Em um futuro próximo, ele tem planos de colocar mais duas geladeiras em locais diferentes, inclusive no distrito de Lerroville, que pertence a Londrina. O projeto Leitura na Rua Tamarana conta com doações de livros e também busca empresas parceiras interessadas em apoiar a iniciativa, por meio do programa “Amigo do Leitura na Rua”. Para entrar em contato e ajudar, escreva para leituranaruatamarana@gmail.com ou mande mensagem pelo instagram @leituranaruatamarana.

Londrina tem iniciativas semelhantes. Há geladeiras de livros na UEL e no Jardim Bandeirantes. 


E como já é tradição no Blog do Sebo Capricho, pedimos para o jornalista Lucas Marcondes de Araújo indicar cinco livros que você precisa ler. “São dias bicudos. Que, ao meu ver, merecem ser combatidos com leituras leves, mas também reflexivas”, analisa ele, que sugere títulos para crianças aos adultos,com opções “para os mais diversos paladares literários”.


Confira as dicas: 


 As Batalhas do Castelo - Domingos Pellegrini

“Embora voltada ao público infantojuvenil, a obra do escritor londrinense atravessa gerações ao mostrar a labuta de gente humilde em busca de dignidade. É um livro para ler, reler e aprender.”


A Chave do Tamanho - Monteiro Lobato

“É difícil escolher só uma obra do genial Lobato, mas, diante do debate tão atual sobre as interferências negativas do homem na natureza, essa vem bem a calhar.”


O Hobbit - J. R. R. Tolkien

“Fantástico – em todos os sentidos. Difícil de desgrudar os olhos. Para sentar e ler em um fim de semana.”


A Revolução dos Bichos - de George Orwell

“É possível conversar com as crianças e os adolescentes a respeito de política, economia e vida em sociedade. Para isso, não é preciso nem recorrer a exemplos humanos.”


A Vida Como Ela É... Em 100 Inéditos - Nelson Rodrigues

“Para mim, o texto rodriguiano é um dos melhores do século XX quando se trata de observar com uma originalidade rara nossos desacertos cotidianos.”


Compartilhe:
Deixe um comentário