Sebo Capricho
Parcelas até 12x no cartão
Entregas para todo o Brasil
Entregas de Moto Táxi para Londrina
Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG
O maior acervo de livros usados do Paraná
Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Poesia, uma arte!
Toda Rede Comunicação
20 de Março de 2020

Poesia é uma das modalidades mais tradicionais da literatura. É também uma arte, dessas que merecem uma data no calendário para ser celebrada: 21 de março, Dia Mundial da Poesia. Para comemorar, o blog do Sebo Capricho, escolheu quatro renomados poetas brasileiros que ajudaram a fazer esse estilo de texto ainda mais especial.

 
O primeiro é o paranaense Paulo Leminski. Poeta, escritor, tradutor, crítico literário...Leminski, nascido em Curitiba em 1944, inventou um jeito próprio de escrever suas poesias, com textos instigantes, curtos, objetivos. Influenciado pela cultura japonesa, o poeta se destacou escrevendo haicais. São dele obras como Caprichos e Relaxos (1983), Haitropikais (1985), em parceria com Alice Ruiz, Distraídos Venceremos (1987) e Toda Poesia.
 
Leminski casou-se na década de 1960 com a também poetisa Alice Ruiz. Paranaense de Curitiba como Leminski, a obra de Alice também se destaca pela influência japonesa. Haicaista, letrista, tradutora, tem poemas publicados em vários países. A poetisa começou a escrever ainda muito jovem, mas publicou seu primeiro livro aos 34 anos de idade. Entre as obras: Dois em um, Nuvem Feliz e Haikais.
 
Do Paraná seguimos para Minas Gerais, de onde saiu um dos mais queridos poetas do País: Carlos Drummond de Andrade. Nascido em Itabira, Drummond foi um dos escritores que mais contribuíram para elevar a poesia brasileira a um novo patamar. É considerado por muitos como o maior e mais influente poeta brasileiro do século XX. Poeta, contista e cronista, Drummond publicou dezenas de livros, nos quais falou sobre amor, política, família, amigos. São dele obras como A Rosa do Povo, Novos Poemas, Amar se aprende amando e O amor natural.
 
Nossa quarta escolhida é a carioca Cecília Meireles. A escritora ganhou destaque na segunda fase do modernismo no Brasil e é considerada uma das autoras e poetisas brasileira de maior expressividade. Também escreveu dezenas de livros. Entre suas características, o intimismo. São dela: Poema dos Poemas, Nunca Mais..., Baladas para El-Rei.
 
Aproveite o fim de semana para ler uma poesia!
poesia.jpg
Créditos: Pixabay
Compartilhe:
Deixe um comentário