Sebo Capricho

Parcelas até 12x no cartão

Entregas para todo o Brasil

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Para ajudar a entender o momento político do Brasil
Toda Rede Comunicação
09 de Julho de 2020

O Brasil vive um cenário político de polêmicas e conflitos e que se arrasta há alguns anos. Conhecer as histórias passadas pode ajudar a entender o momento presente. Os livros, claro, nos oferecem essa possibilidade e são um ótimo caminho para resgatarmos e compreendermos o movimento político brasileiro nas últimas décadas. Convidamos o advogado Rafael Carvalho Neves para dar algumas dicas de livros que possam colaborar para entendermos o que acontece no País hoje. Ativo leitor, ele acaba de criar no seu perfil do Instagram a série “Um Lugar na Biblioteca” por onde compartilha suas leituras.

Notícias do Planalto – Mario Sérgio Conti

“Sob o pretexto de contar a relação da imprensa com a eleição e impeachment de Collor, Mário Sérgio Conti também nos revela os bastidores da notícia no Brasil e como surgiram, se estabeleceram e até desaparecem alguns dos impérios de comunicação brasileiros. Descobrimos, ainda, porque Silvio Santos nunca foi Presidente do Brasil; como a Globo ajudou o Collor a vencer as eleições; quem foi responsável pela guinada democrática da Folha de São Paulo; e que a Playboy brasileira veio de um simples sonho de menino.”

Coleção Ditadura - Elio Gaspari

“O Brasil não conhece sua história. Se conhecesse, é possível que os defensores da volta da ditadura militar (hoje chamada de intervenção militar) pensassem duas vezes antes de dizer que os militares consertariam o País ou que o Congresso e o STF deveriam ser fechados, por exemplo. Na coleção sobre o período da ditadura militar escrita por Élio Gaspari, o autor conta sobre os 20 anos de governo militar e destaca a corrupção, a insegurança e os atrasos do País naquele momento. Também lembra que só houve ditadura porque parte da classe política, econômica e jornalística a apoiaram. No Brasil de hoje, mais transparente e democrático, esse apoio não existe e dificilmente teria espaço.”

O Valor das Ideias – vários autores

“O livro traz artigos de filósofos/economistas/jornalistas/políticos sobre o embate mais velho da praça: PSDB x PT. Mas essa discussão vem num formato raro hoje em dia. São argumentos, ora a favor de um, ora a favor de outro, pautados pelo respeito entre os interlocutores, amor aos dados e ideias e pelo objetivo de achar um denominador comum. Entre esses pontos o de que o governo FHC e o primeiro mandato do Lula foram muito parecidos, fundados na tríade "controle do gasto público/liberdade econômica/investimento social”; a urgência de uma reforma tributária que traga um sistema mais justo, como a tributação de dividendos”; e o de que governo Dilma adotou uma política econômica desastrosa, voltada para a intervenção microeconômica e proteção desigual do mercado interno.”

 

politica-arte.jpeg
Créditos: Arte/Reprodução
Compartilhe:
Deixe um comentário