Sebo Capricho

Parcelas até 12x no cartão

Entregas para todo o Brasil

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Oito livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar
Toda Rede
13 de Fevereiro de 2020

 

Todos os anos, quando os holofotes da indústria do entretenimento se voltam para o anúncio dos grandes vencedores do Oscar, as histórias retratadas nos filmes concorrentes ao maior prêmio do cinema mundial ganham destaque. A origem de muitas destas jornadas de heróis e heroínas que encantam plateias ao redor do mundo, muitas vezes, está nos livros.

Apesar das polêmicas sobre as adaptações, é certo que grandes livros geram excelentes roteiros. Para relembrar, o Blog do Sebo preparou uma lista de oito filmes indicados ao prêmio que foram adaptados de obras literárias! Ficou com saudades de tantas histórias fantásticas? Todos os livros estão disponíveis no site do Sebo!



1 - Mulherzinhas - Louisa May Alcott

O drama familiar que se passa no auge da Guerra Civil americana originou o filme Adoráveis Mulheres, indicado ao Oscar em várias categorias em 2020, inclusive melhor filme. Enquanto o patriarca da família vai à guerra, as filhas enfrentam dificuldades econômicas ao mesmo tempo em que lutam por seus sonhos. 

 

2 - O Poderoso Chefão - Mario Puzo

O clássico filme sobre o submundo da máfia foi baseado em livro de Mario Puzo, que retratou a saga familiar de Don Vito Corleone em Nova Iorque. A história baseada em relacionamentos, trocas de favores, trapaças e intrigas das famílias mafiosas da época renderam ao filme de Francis Ford Copolla a estatueta de melhor filme em 1973. 

 

 


53ddbf81-2170-4270-818c-7fbf89979dd4.jpg
Créditos: Pixabay

 

3 - O senhor dos Anéis - J .R.R. Tolkien

A saga criada por Tolkien inspirou o roteiro do filme O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei, que ganhou nada menos que 12 oscars em 2004. O romance de fantasia escrito entre 1937 e 1949 retrata um mundo fantástico onde um pequeno hobbit recebe a missão de proteger e destruir um anel que pode causar as piores desavenças. Para cumprir a missão, ele recebe apoio de amigos fiéis e representantes de diferentes povos, que formam a sociedade do anel.

 


4 - Um Estranho no Ninho - Ken Kesey


O filme que ganhou cinco oscars em 1976 - incluindo o de melhor ator para Jack Nicholson - foi adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. A história se passa em uma clínica psiquiátrica e conta a saga de Randall McMurphy, um homem libertário que lidera os pacientes do local em uma rebelião contra a opressiva equipe.

 

 

5 - A lista de Schindler - Mietek Pemper

O livro de Mietek Pemper inspirou o filme de Steven Spielberg que ganhou sete oscars em 1994. Nas páginas do livro ou nas telas do cinema, é impossível não se comover com a história que se passa durante a segunda guerra mundial e conta a trajetória de um alemão que se comoveu com a situação dos judeus e destinou toda a sua fortuna para salvar o máximo de pessoas da morte.

 

 

6 - O silêncio dos Inocentes - Thomas Harris

O segundo romance de Thomas Harris sobre o psiquiatra Hannibal Lecter inspirou o filme que levou cinco oscars em 1992: “O Silêncio dos Inocentes”. A história remete à saga de Clarice Starling, uma agente em treinamento do FBI que investiga um caso de assassinatos de mulheres por um serial killer. Para traçar o perfil psicológico do assassino, ela consulta o perigoso psiquiatra Hannibal Lecter, que está preso em uma clínica.

 

 

7 - Laranja mecânica - Anthony Burgess

A distopia criada por Anthony Burgess continua atraindo a atenção de leitores de todo o mundo, mais de cinquenta anos depois de seu lançamento. O romance que conta a história de uma sociedade mergulhada em uma cultura de extrema violência juvenil originou o filme dirigido por Stanley Kubrick. Em 1972, o filme foi indicado ao Oscar em cinco categorias. 

 

8 - Razão e Sensibilidade - Jane Austen

A morte do patriarca da família de Elinor Dashwood é o ponto de partida deste romance de Jane Austen. Quando se mudam para um local mais simples, Elinor e a irmã Marianne têm que se adaptar a um novo estilo de vida. Como é praxe nos livros de Austen, romances proibidos e desfechos inusitados dão o tom da saga que inspirou o filme indicado a sete oscars e levou a estatueta de melhor roteiro adaptado.

 


Compartilhe:
Deixe um comentário