Sebo Capricho

Parcelas até 12x no cartão

Entregas para todo o Brasil

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Muito além das fábulas: livros com animais protagonistas
Toda Rede
24 de Junho de 2021

 

As fábulas são narrativas originárias da tradição oral que se caracterizam por contar histórias de animais que falam e possuem características humanas, sejam elas a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria ou a astúcia, entre muitos outros exemplos. Ao final de cada história, há sempre um ensinamento de fundo moral sobre quais são os comportamentos adequados para a vida em sociedade.


Para muito além das fábulas, a literatura universal possui grandes obras inspiradas em animais. Eles são protagonistas de histórias comoventes, divertidas e eletrizantes que emocionam e dizem muito sobre a relação entre humanos e animais na natureza. 


Se você ama histórias e também os bichos, a lista abaixo vai te seduzir! Selecionamos cinco livros sobre animais que não podem faltar na sua estante.


danae-callister-TqLl2LiJxLM-unsplash.jpg
Créditos: Danae Callister - Unsplash

 

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Jorge Amado


Nesta incursão de Jorge Amado pela literatura infantil, a história de amor impossível entre um gato e uma andorinha ganha ainda mais encanto com as ilustrações de Carybé. A história original foi escrita apenas como um presente para o filho João Jorge, ainda na infância, mas acabou publicada e tornou-se um clássico. 


As Aventuras de Pi - Yann Martel

 

Livro que inspirou um sucesso cinematográfico de mesmo nome,  As Aventuras de Pi conta a história do jovem Pi Patel, que tem a vida revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena.


Moby Dick - Herman Melville

 

Um dos maiores clássicos da literatura universal, Moby Dick é uma saga narrada por Ismael, um dos tripulantes do baleeiro comandado pelo capitão Ahab, que, em sua última viagem, deseja capturar a grande baleia branca que no passado arrancou uma de suas pernas. Eles seguem uma rota cheia de tempestades em busca pela grande baleia. Quando a encontram, travam uma luta sangrenta que dura três dias. Para saber se conseguem ou não capturá-la, é preciso ler o livro! 


A Revolução dos Bichos - George Orwell

 

Publicado em 1945, ao final da 2ª Guerra Mundial, “A Revolução dos Bichos” é considerado um dos grandes clássicos da literatura mundial e, até hoje, um dos livros mais comprados anualmente. Nesta obra, o escritor inglês George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair) traz, por meio de uma fábula, uma alusão à Revolução Russa de 1917, ao mesmo tempo em que realiza duras críticas aos regimes totalitários da época. Neste texto cheio de ironias, animais se rebelam para se livrarem da exploração dos homens. Assim, a Granja Solar passa a se chamar Granja dos Bichos, comandada por dois porcos. Embora a fábula seja relacionada a uma época específica da história mundial, pode ser comparada com qualquer revolução em que os mais fracos tomam o poder, porém, num determinado momento, também são corrompidos por ele. Esta obra fala de temas atemporais como formas de trabalho, consumo, justiça, igualdade e privilégio.


O Chamado Selvagem - Jack London

 

Esse clássico de Jack London conta as aventuras do cãozinho Buck, que se vê forçado a ir para o Alasca quando é roubado de sua vida tranquila na Califórnia. No frio do Alasca, ele se torna um puxador de trenós e passa a levar uma vida entre lobos. Outro livro de Jack London sobre animais é Caninos Brancos, que conta a jornada de um lobo nascido em uma congelante região do Canadá durante a corrida do ouro. Capturado antes de completar um ano de idade, ele é forçado a rejeitar seus instintos selvagens para se adaptar a uma vida doméstica. 


Compartilhe:
Deixe um comentário