No início de cada ano, os estudantes que não foram aprovados em vestibulares ou não ingressaram na faculdade pelo ENEM buscam reforçar os estudos para alcançar a meta de entrar na universidade.
Atingir o objetivo de passar no vestibular exige planejamento, disciplina e o apoio de bons materiais didáticos. Usar apostilas e livros didáticos variados é fundamental para aprofundar os estudos. A dica vale tanto para quem está no Ensino Médio ou faz cursinho, quanto para os candidatos que estão estudando sozinhos.
No Sebo Capricho, é possível encontrar apostilas usadas de cursos pré-vestibulares variados e livros didáticos do Ensino Médio. O material pode ser buscado no site ou pelo WhatsApp.
O material didático é o apoio principal do vestibulando, pois permite que estude sozinho para sedimentar o conhecimento que foi exposto na aula.
As apostilas são mais sintéticas, permitem revisar os conteúdos e também propõem a resolução de exercícios, uma prática fundamental para quem quer se sair bem. Já os livros didáticos permitem aprofundar os estudos, o que é importante para uma aprendizagem eficiente.
Dicas para quem vai estudar para o vestibular em 2024
- Organize sua rotina: faça um plano de estudos que considere todas as atividades que você faz no dia a dia, inclusive lazer, esportes e até mesmo tarefas domésticas.
- Desenvolva uma postura de autonomia perante os estudos: é fundamental que você seja independente, saiba cuidar da sua rotina e estabelecer seus objetivos.
- Se está no ensino médio ou cursinho, aproveite seu tempo em sala de aula: saia apenas durante os intervalos e sempre tenha à mão todo o material necessário.
- Faça anotações: é importante registrar o que o professor ensinou para ter material de consulta na hora de revisar os conteúdos.
- Matéria dada é matéria estudada - todo o conteúdo que é trabalhado em sala precisa ser revisado no mesmo dia, iniciando por meio dos exercícios. Caso haja dúvidas, o aluno pode voltar para a teoria e anotações feitas durante a aula ou perguntar para o professor no dia seguinte. Outra técnica é a aula invertida: estudar no dia anterior a matéria que será aplicada no dia seguinte.
- Faça simulados - eles são importantes ferramentas para testar o que você já sabe e os pontos a melhorar, assim como entender o seu desempenho nas provas.
- Faça redações - a nota da redação pode ser decisiva para sua aprovação, por isso, exercite a escrita e analise os feedbacks do seu professor para entender quais são seus erros e vícios.
- Não fique com dúvidas.
Fonte: Curso e Colégio Sigma