Você é do tipo que ama Big Brother Brasil ou prefere desligar a TV e ler um livro quando o programa começa? Seja qual for seu perfil, o burburinho causado pelo BBB pode ser um bom motivo para ler alguns livros que ajudam a entender melhor o reality show que anualmente mobiliza o país. Afinal, quando o programa está no ar, é quase impossível ficar alheio às polêmicas diárias. A edição de 2021 já traz debates sobre temas como racismo, machismo, assédio, os cancelamentos da internet e, claro, as consequências do egocentrismo de alguns participantes em contraste à importância do espírito de coletividade necessário para sobreviver “na casa”. O Blog do Sebo Capricho selecionou uma série de livros cuja temática se relaciona com os reality shows e vão te levar a novas reflexões sobre temas como confinamento, falta de privacidade, superexposição e a vida no limite.
A primeira dica, claro, é o livro 1984, de George Orwell, de onde saiu o nome Big Brother, ou o Grande Irmão. O livro é ambientado em um futuro distópico no ano de 1984, em uma sociedade dominada por um regime totalitário que se mantém por meio da vigilância do Grande Irmão. Toda a população é vigiada por câmeras 24 horas por dia, o que explica a inspiração do programa. Na história, o personagem Winston Smith começa a questionar o modo como a age o estado e surgem os conflitos.
Outro clássico da literatura universal que se relaciona com a situação de confinamento é Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. A história versa sobre uma cidade acometida pela cegueira, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais. O que isso tem a ver com Big Brother Brasil? Na cidade, uma mulher misteriosa mantém a visão e consegue assistir os sentimentos que afloram com a pandemia: lutas entre grupos, ganância, dominadores e dominados. A única pessoa que enxerga tem também que presenciar as pessoas agindo de forma que não teriam coragem de agir em tempos “normais”. O best seller Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, se aproxima da temática do BBB ao contar a história de jovens que são obrigados a se perseguir até a morte em um programa de televisão em um futuro pós-apocalíptico. A protagonista Katniss Everdeen tem a vida transformada ao ser selecionada para os “Jogos Vorazes”, onde terá que se digladiar até a morte contra a própria vontade. Todo o horror a que são submetidos é envolto pelo furor da mídia e pelo objetivo escuso de esconder uma triste realidade do olhar da população alienada pelo show televisivo. Outra dica é Mulheres, raça e classe, de Angela Davis, cuja temática focada nas nuances das opressões ajuda a explicar muitos dos conflitos sobre racismo e machismo destacados pelos moradores da casa do BBB. O livro trata da escravidão e de seus efeitos e da forma pela qual a mulher negra foi desumanizada. E para finalizar, que tal Mensagens aos Brothers, de Pedro Bial? A obra traz reflexões e frases que o apresentador disse ao público durante os 14 anos em que apresentou o Big Brother Brasil. São os famosos "discursos do Bial", reunidos em grupos temáticos, com referências a inspirações e autores citados.