Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Livros infantis clássicos da literatura brasileira que toda criança precisa ler
Toda Rede
17 de Dezembro de 2021

 

Os grandes autores da literatura brasileira também voltaram sua atenção para as crianças e escreveram livros infantis que se tornaram grandes clássicos da infância. Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Ruth Rocha e Ana Maria Machado são alguns nomes que seguem encantando as crianças com suas histórias profundas, divertidas e atemporais, de geração para geração. 


No Sebo Capricho, temos um vasto acervo de livros infantis brasileiros que vão cativar os pequenos leitores com suas narrativas instigantes e inteligentes. Com a chegada do Natal, nossa dica é que você inclua livros na lista de presentes para incentivar a leitura. E se ainda restam dúvidas sobre a importância dos livros para o desenvolvimento das crianças, ao final do post deixamos algumas dicas para incentivar os pequenos a lerem mais.

Livros infantis da literatura brasileira para presentear no Natal 

A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga 

Em “A bolsa amarela”, Lygia Bojunga nos apresenta a história de Raquel, uma menina com grande imaginação que ganha uma bolsa amarela da tia. A bolsa passa a ser a guardiã de suas três maiores vontades: crescer, ter nascido menino e se tornar escritora. Ao longo da narrativa, porém, por meio de histórias reais e fantásticas, acompanhamos a trajetória de Raquel na afirmação de sua identidade. “A Bolsa Amarela” é um livro premiado que, embora tenha sido publicado em 1976, permanece atemporal e merece estar na estante de qualquer criança. 

Marcelo, Martelo, Marmelo - Ruth Rocha

Outro livro que permanece entre os mais queridos das crianças brasileiras, de geração para geração. Esse clássico de Ruth Rocha conta a história do menino Marcelo, que inventa um novo código para se comunicar e acaba se metendo em confusões causadas pela invencionice. Um livro divertido, mas que também traz valiosas lições sobre tolerância e empatia. 

O Menino Maluquinho - Ziraldo

Toda criança precisa desse clássico de Ziraldo na biblioteca! Afinal, o menino maluquinho representa a infância de muitos brasileiros e brasileiras… Ziraldo transforma a vida corriqueira de um menino comum em uma apaixonante narrativa que provoca identificação em leitores de todas as idades. 

História de Dois Amores -  Carlos Drummond de Andrade

Um dos mais célebres poetas brasileiros também escreveu para o público infantil! Em História de Dois Amores, ele conta a história de um elefante muito importante, que comanda uma manada, e faz amizade com uma pulga, ou melhor, um pulgo. Eles vivem muitas aventuras juntos, mas também enfrentam obstáculos à amizade, o que acaba sendo resolvido com boas doses de afeto. 

Bisa Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado 

Uma das mais célebres autoras de literatura infantil brasileira, Ana Maria Machado conta, neste livro, a encantadora história da menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende muito sobre si mesma e sobre a importância da liberdade e do papel da mulher na sociedade. Uma obra premiada que ganhou traduções em várias partes do mundo. 

A Vida Íntima de Laura - Clarice Lispector

Nesse livro da célebre Clarice Lispector, somos apresentados à vida de Laura, uma galinha comum, que tem uma vida corrida e um pescoço feio. O leitor desavisado pode achar que se trata de uma história simples, mas ao percorrermos o dia a dia de Laura, nos deparamos com temas profundos como o medo da morte, a vaidade e outros sentimentos delicados.

Dicas para incentivar a leitura nas crianças 

1- Disponibilizar bons livros desde cedo é fundamental.

2 - A criança precisa ter acesso livre ao livro, manusear, beijar, pisar e levar pra onde quiser.

3 - Não basta ter o livro, mas aprender como usar, aprender a apreciar e a mergulhar no universo encantador da literatura.

4- A aprendizagem só acontece com a mediação do adulto, pois as crianças os admiram e, a partir do momento que percebem o encantamento e vínculo com os livros, elas se aventuram a fazer o mesmo.

5 - Aos adultos, vale a pena separar uns minutinhos do dia corrido para ler com prazer e encantamento o livro. Conversar sobre a história, apreciar as imagens, compartilhar a parte que mais gostou, falar sobre as sensações que teve ao ler.

6- Não leia por obrigação, mas  para que a criança goste de ler.

7 - Transforme a leitura em um momento de troca, de olhar de perto e sentir o cheirinho do seu pequeno. Não diga que falta tempo, não diga que tem muito escrito, não diga não! Se jogue! Mergulhe!



suad-kamardeen-8PyNdtGL4Bg-unsplash.jpg
Créditos: Photo by Suad Kamardeen on Unsplash
Compartilhe:
Deixe um comentário