Sebo Capricho

Parcelas até 12x no cartão

Entregas para todo o Brasil

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Livros de Sherlock Holmes inspiram muitas outras histórias de detetive
Toda Rede
17 de Fevereiro de 2021

 

O que o detetive Sherlock Holmes, Enola Holmes e Arsene Lupin têm em comum? Além de estarem em séries e filmes de sucesso nas plataformas de streaming, como a Netflix, esses personagens nasceram nos livros e suas histórias de mistério se entrelaçam. 


O detetive mais amado da literatura, Sherlock Holmes, é uma influência em todas essas obras. O clássico personagem criado por Arthur Conan Doyle é uma inspiração para que outros autores literários criem novas histórias baseadas nos mistérios que envolvem o personagem.


Sucesso na Netflix, o filme Enola Holmes foi inspirado no primeiro livro da série escrita por Nancy Springer, “Os Mistérios de Enola Holmes ”, cujo título é  “O Caso do Marquês Desaparecido”. Enola é a irmã 20 anos mais nova que Sherlock Holmes e Mycroft, mas não convivia com eles desde os quatro anos de idade. Ambos se desentenderam com a mãe e saíram de casa quando a irmã era bem criança, mas acabam voltando quando, no 14º aniversário de Enola, a mãe deles, Eudoria, desaparece. E aí, como não podia deixar de ser, os irmãos se reúnem para investigar esse mistério. 


*Compre “O caso do marquês desaparecido”*

 

sherlock-4445206_1920.jpg
Créditos: Imagem de mohamed Hassan do Pixabay

 

Já os livros sobre o charmoso ladrão Arsène Lupin trazem o detetive Herlock Sholmes, claramente inspirado em Sherlock Holmes, como um dos principais antagonistas deste anti herói que é chamado por muitos de Robin Hood francês. Isso porque sua marca registrada é roubar apenas dos ricos ou de quem acumula fortuna de forma suspeita. 

Lógica, raciocínio e dedução são características desse personagem que o tornam um clássico da literatura policial.


O primeiro livro da série, “Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca”, foi escrito em 1907 por Maurice Leblanc e lançou o personagem ao status de um dos maiores ícones da cultura literária francesa. Não por acaso, a série da Netflix que o traz como personagem principal já foi assistida por mais de 70 milhões de pessoas. Em O Ladrão de Casaca, o carismático ladrão avisa as vítimas, com muito charme e ironia, que vai praticar o assalto. 


Outro clássico do personagem, que envolve a inspiração do detetive de Doyle, é “Arsene Lupin contra Herlock Sholmes”. Alardeado como o melhor detetive de todos os tempos, ele é sempre derrotado pela esperteza de Lupin. Uma curiosidade: Leblanc chegou a usar o nome correto do detetive em algumas histórias, mas Arthur Conan Doyle pediu para não o fazer, por isso, o francês decidiu trocar as letras. 

 

Compre os livros de Maurice Leblanc.

 


Veja as obras sobre Sherlock Holmes no site do Sebo Capricho.

 


Compartilhe:
Deixe um comentário