A Universidade Estadual de Londrina (UEL) já divulgou a nova lista das obras literárias que serão exigidas nos vestibulares da instituição de 2021 e 2022. Essa antecedência é muito importante para os alunos realizarem as leituras com tempo hábil, se prepararem e se saírem bem nos próximos concursos da instituição.
Figuram na relação 10 diferentes autores, entre os contemporâneos e os mais tradicionais. Na nova lista, permanecem três obras dos dois últimos vestibulares da UEL: Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco; Clara dos Anjos, do Lima Barreto, e Poemas escolhidos de Gregório de Matos.
A nova lista, conforme divulgou a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, contempla a multiplicidade de gêneros literários, desde romance, poema, até as narrativas curtas, como conto e crônica, e peça de teatro, sendo cinco obras clássicas e outras cinco do modernismo e pós-modernismo.
Confira abaixo a lista completa de obras para o vestibular 2021 e 2022:
Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
Casa de pensão - Aluísio Azevedo
Clara dos Anjos - Lima Barreto
Contos novos - Mário de Andrade
Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri
Histórias que os jornais não contam - Moacyr Scliar
O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa
Poemas escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos
Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus
Entre os principais destaques dessa lista, a introdução da literatura de países africanos de Língua Portuguesa, com a escolha de José Eduardo Agualusa. E histórias mais contemporâneas, como Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, que relata a dura rotina de uma favelada. Outro livro da lista que retrata a problemática social é a peça de teatro de Guarnieri. Na obra o autor fala da vida da classe trabalhadora mais pobre.
Com a lista de livros em mãos, agora é só organizar a leitura. As obras podem ser adquiridas no site do Sebo Capricho.