Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Distopias, ficção científica e realismo mágico: dicas de leitura com Isabeau Lobo Muniz
Toda Rede
11 de Março de 2022

 

A advogada Isabeau Lobo Muniz, 26, é leitora inveterada desde a infância. Filha de advogados, foi por acompanhar a rotina de leitura dos pais ainda criança que ela começou a amar os livros. “Eu os observava lendo e queria fazer igual”, conta.

 

Estudiosa de questões de gênero no âmbito jurídico e participante de Néias - Observatório de Feminicídio de Londrina, Isabeau é a entrevistada do Blog do Sebo Capricho na série em homenagem ao Mês da Mulher.

Leitura é uma companheira diária 

Isabeau conta que a literatura é uma companheira diária em sua vida. “Minha formação humana, profissional e como membro da sociedade foi moldada por influência direta dos livros que eu li. Se não fosse por eles, não seria quem eu sou”, analisa.

Por toda sua trajetória, Isabeau obviamente lê e recomenda autoras mulheres, tendo Clarice Lispector, Florbela Espanca e Sylvia Plath como autoras preferidas. “Sou apaixonada por elas, as três formaram a mulher que sou hoje e quem quero ser, em uma busca constante pela liberdade e por mim mesma.”

O interesse pelos livros, porém, vai muito além. “Não me limito muito, gosto de experimentar diferentes gêneros pois acredito que a literatura abre portas para outros  mundos. Só não gosto de romances românticos”, avisa. 

Entre os estilos preferidos, ela cita distopias, livros realistas, realismo mágico, ficção científica, biografias e muita poesia. “Sou fascinada pela escrita de Gabriel Garcia Marques”, revela. 

Ler é um hábito diário

A rotina de leitura de Isabeau é diária. “Todos os dias eu leio algo, mesmo que seja apenas um parágrafo de um livro antes de dormir. É algo que me dá prazer”, conta, lembrando que nem sempre foi assim. “Na adolescência, por causa da obrigação de ler os livros da escola, me afastei um pouco da literatura. L9;Porém, sempre tinha um mangá ou gibi à mão”, recorda. Nessa fase, ela também gostava muito de ler séries infanto-juvenis como Clarice Beans, Harry Potter e a Saga Crepúsculo.

 

Mesmo sendo uma leitora compulsiva, ela lê apenas um livro por vez, saboreando “cada vírgula”. “Eu costumava ler mais de um livro, porém, ficava ansiosa para terminar e parei de fazer isso. A leitura flui melhor e fica mais prazerosa”, avalia. 

E para terminar, pedimos para Isabeau recomendar 5 livros que todo mundo precisa ler. 

 

Confira as dicas: 

 

Redoma de Vidro - Sylvia Plath

Sopro de Vida - Clarice Lispector 

O Velho e o Mar - Ernest hemingway 

Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez

 

A Metamorfose - Kafka

 

 

Isabeau.jpeg
Créditos: Arquivo pessoal
Compartilhe:
Deixe um comentário