Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Dicas de leitura para o carnaval com Aneliza Paiva, a palhaça Frida
Toda Rede
25 de Fevereiro de 2022

 

Chegou o Carnaval! Um feriadão é sempre um convite para a leitura, não importa se você gosta de folia ou prefere aproveitar a folga em programas mais tranquilos. Para dar dicas de leituras de carnaval, o Blog do Sebo Capricho convidou uma pessoa muito especial: a atriz Aneliza Paiva, também conhecida como palhaça Frida.

Ela integra a trupe do Plantão Sorriso, de Londrina, um grupo conhecido por levar a alegria do palhaço para hospitais da cidade e que, no carnaval, realiza o Bailinho do Plantão, um baile de carnaval aberto a toda a comunidade. Neste ano, o bailinho será nos dias 26 e 27 de fevereiro no Sesc Cadeião e no Shopping Boulevard (confira a programação completa ao final do artigo). 

 

E como o Plantão Sorriso já é a cara do carnaval de Londrina, vamos contar a história da Aneliza com a leitura e, ao final, como já é tradicional aqui no Blog, ela dá dicas de livros que todo mundo precisa ler!

Leitora desde criança

Como muitos bons leitores, Aneliza começou a ler por incentivo da família. "Lembro de ser muito pequena e já ganhar livros de presente, minha mãe também sempre gostou de ler e eu tenho essa lembrança de ver ela lendo”, recorda. Uma memória marcante é do primeiro livro que leu sozinha, o Planeta Lilás, de Ziraldo, um autor que, até hoje, é um dos mais queridos por ela. 


Entre os estilos de leitura preferidos, Aneliza gosta de romances históricos, biografias - “para conhecer a vida das pessoas” - e crônicas. “É uma leitura rápida e fácil, porque são textos curtos, que começam e acabam rapidamente. Por isso, é fácil de engajar”, analisa, acrescentando que diariamente lê antes de dormir, “não importa o quão cansada eu esteja”. 


“Dependendo do apego que estou com a história, acordo no meio da noite e retomo a leitura para saber o final”, conta ela, que está sempre lendo um livro, muito embora fique “empacada” em algumas leituras. “Eu só leio um livro de cada vez, para não confundir as histórias.”

Incentivo ao hábito de leitura na filha 

E, assim como se inspirou na mãe para se tornar leitora, Aneliza também incentiva o gosto pelos livros na filha Marina, 6 anos, que está começando a ser alfabetizada e conta com a ajuda diária da mãe para se encantar com as histórias. “Eu acho que o maior incentivo para uma criança ler é ter livros à disposição. Infelizmente não é a realidade da maioria das famílias, o que acho muito triste. Aqui em casa sempre tivemos muitos livros, sempre lemos com ela antes de dormir, então, a leitura já faz parte da rotina.” Outra dica legal, lembra,  é deixar a criança manipular os livros para aprender a mexer e entender o que é. 

Vida de palhaça

Nós aqui no Sebo Capricho ficamos muito curiosos para saber porque Aneliza decidiu ser palhaça. E ela nos contou que essa trajetória começou em 2004, quando foi convidada a integrar o elenco do Plantão Sorriso. “Até então, desde os dez anos de idade,  a minha vontade era ser atriz, por isso fiz cursos de teatro e entrei no curso de Artes cênicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina), onde me formei”, conta. 

 

O convite para trabalhar no Plantão Sorriso veio no meio da faculdade e ela achou que fazia bastante sentido, pois mesmo que não atuasse exclusivamente com comédia, era sempre chamada de “engraçada” pelas pessoas. 

“Fui me aproximando do Plantão, da arte da palhaçaria e fiz meu TCC sobre esse tema, numa época em que havia poucos recursos e livros. Continuei pesquisando e foquei meu trabalho nisso”, revela 

 

Além do trabalho no Plantão Sorriso, ela tem um espetáculo solo de palhaça e trabalha com a “Grita Companhia de Palhaças”, um trabalho que realiza com outras duas palhaças para discutir palhaçaria feminina, com espetáculos mais focados nessa área.

 

A Ane também contou um spoiler sobre a profissão: é preciso ler muito para aprender, se aprofundar e conhecer a história da comicidade, as técnicas e a história da palhaçaria feminina. Ela gosta, inclusive, de ler sobre a trajetória de outras palhaças e palhaços para se inspirar. 

Livros para ler no Carnaval

Conheça as dicas de livros de Aneliza Paiva, a palhaça Frida do Plantão Sorriso, para ler no carnaval. 

Plantão Sorriso - 25 anos de alegria

A primeira dica da Aneliza é, certamente, o livro que celebra a história dos 25 anos do Plantão Sorriso. Escrita pela jornalista e atriz Emilia Miyazaki, a primeira integrante do grupo, a obra pode ser adquirida com integrantes da trupe. 

Torto Arado - Itamar Vieira Junior 

“Esse livro é arrebatador. Traz a saga de uma família de negros, porém, contada por um autor negro e que traz muitos aprendizados. É um livro muito bonito.”

Tetralogia Napolitana - Elena Ferrante 

“Eu sou apaixonada pela Elena Ferrante. Minha primeira leitura dela foi a Tetralogia Napolitana, uma série de quatro livros (A Amiga Genial é o primeiro)  que conta a história de duas mulheres que são também duas amigas. O livro mostra essa relação por vezes de amor, por vezes conturbada entre as duas e a forma como elas vão da infância à maturidade. Eu fiquei muito encantada com esses livros.”

Cartas para Minha Avó - Djamila Ribeiro 

“Eu gosto muito da Djamila! Nesse livro, ela vai contando coisas da vida dela para a avó, com quem conviveu na infância e depois a perdeu.  Ela vai contando para a avó tudo que ela viveu, as dificuldades que teve e também  as conquistas. É um livro muito emotivo e sensível.”

O mundo é bárbaro - Luís Fernando Veríssimo 

“É um livro de crônicas muito legal, com umas histórias cujo tema é o fim do mundo. Foi escrito no início dos anos 2000, mas eu reli no começo da pandemia porque algumas crônicas falavam justamente disso, de um vírus que poderia acabar com a raça humana. É uma leitura bacana, interessante e divertida.” 

Descoberta do Mundo - Clarice Lispector

“São crônicas que Clarice publicou no Jornal do Brasil entre os anos de 1960 e 1970. Ela escreve maravilhosamente e tudo que ela publicou é incrível, mas indico esse livro porque acho que vale muito a pena ler as crônicas dela.”

Serviço: Bailinho do Plantão 

Dias 26 e 27 de fevereiro - sábado e domingo

Local: SESC Cadeião   

Horários: 15h às 15h30 e 16h às 16h30

Ingressos: liberados de 22 a 24 de fevereiro no SESC Cadeião em troca de itens de material escolar

É obrigatório o uso de máscaras

Informações: 43 3572 7700


Dia 28 de fevereiro - segunda-feira

Local: Boulevard Shopping Londrina (Deck Praça de Alimentação)

Horário: 18h

Ingressos: Gratuito

É obrigatório o uso de máscaras

Informações: https://linktr.ee/boulevardlondrinashopping


Aneliza Paiva - Palhaça Frida.jpeg
Créditos: Arquivo pessoal
Compartilhe:
Deixe um comentário