Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Conheça a história do Carnaval, a mais popular festa brasileira
Toda Rede
08 de Fevereiro de 2023

 

Carnaval é a mais genuína e popular festa brasileira. Sua história está registrada nos livros, nos discos e na memória de todos que amam a celebração do mês de fevereiro. 


Muito embora tenha se consolidado como uma das festas mais difundidas da cultura brasileira, o Carnaval chegou ao Brasil com os portugueses na época da colonização. 

 Uma das primeiras festas carnavalescas foi o entrudo, que veio de Portugal  entre os séculos XVI e XVII e logo caiu no gosto popular.


O entrudo era diferente do que conhecemos hoje como carnaval: as pessoas saíam às ruas para sujarem umas às outras com águas perfumadas, líquidos mal cheirosos e até mesmo lama, com foco na zombaria. 

 

Com o tempo, os entrudos evoluíram para festas comandadas por grupos carnavalescos nas ruas. Já no século XX, os carros alegóricos e o samba somaram-se à festa e o carnaval alçou o status de festa popular mais importante do Brasil. 

 A história do samba

O  samba foi criado no Brasil, mas sua  origem está nos batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca e o minueto. O estilo remete ao costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda, muito comum entre os escravos negros do recôncavo baiano.


Como todas as manifestações africanas, o samba era criminalizado pela sociedade brasileira. Por isso, muito embora hoje seja sinônimo de Carnaval, ele só foi incorporado à festa quando conquistou os salões da elite já no século XX.

 

Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba, com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga. Com a chegada do rádio, cantores de sucesso como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves tornaram o samba cada vez mais popular no Brasil.


Ficou curioso? Então separamos três livros sobre samba que vão te ajudar a aprender mais sobre o assunto. Acompanhe: 


Na passarela do Samba - André Diniz e Diogo Cunha

Este livro percorre em detalhes os 30 anos desde a construção do Sambódromo, palco do maior Carnaval do mundo. O leitor é apresentado à história dos desfiles, das escolas de samba e aos aspectos políticos e históricos do Carnaval carioca.

Almanaque do Samba - André Diniz

Histórias, curiosidades, pequenas biografias de diversos bambas do samba e muitas ilustrações dão o tom cadenciado ao 

Almanaque do samba, do historiador André Diniz, conta histórias, curiosidades e pequenas biografias dos mais célebres sambistas brasileiros. O livro é enriquecido por muitas ilustrações que tornam a leitura ainda mais prazerosa.

 

A noite do meu bem - Ruy Castro

Ruy Castro revela neste livro a trajetória do samba-canção no Rio de Janeiro, com belas descrições de como era a vida nas boates de Copacabana na década de 1940.

Conheça o acervo de discos de vinil do Sebo 

É claro o Carnaval é também um convite para ouvir samba, marchinhas e outros estilos que animam a festa. O Sebo Capricho tem um enorme acervo de CDs e discos de vinil com muitas opções carnavalescas, visite nossas lojas ou peça informações pelo whatsapp.

 

mulher-jovem-e-bonita-no-carnaval-fantasia-elegante-de-baile-de-mascaras-com-penas-na-parede-gradiente-em-luz-de-neon.jpg
Créditos: Freepik
Compartilhe:
Deixe um comentário