Já está no ar a circulação do Encontro de Contadores de Histórias (ECOH), com artistas e contadores de histórias de Londrina e região. Em função da pandemia de coronavírus, todas as ações culturais para o público em geral e para professores e alunos das redes municipais serão desenvolvidas de forma remota. O evento tem incentivo do PROFICE e apoio da COPEL.
O projeto fechou parcerias com 11 municípios do Norte do Paraná para o ECOH Pedagógico, que faz parte do Circulação do ECOH: Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Ibiporã, Imbaú, Jaguapitã, Ortigueira, Pitangueiras, Prado Ferreira, São Sebastião da Amoreira e Uraí. Estes municípios terão ações virtuais dirigidas para professores e alunos.
O Circulação do ECOH será desenvolvido durante todo o mês de setembro e contará com uma programação extensa:
11 vídeos de Contação de Histórias veiculados nas redes sociais do ECOH;
15 vídeos curtos de brincadeiras tradicionais de rua;
2 lives: “Brincando com o ECOH” e “Preta do Leite convida para seu balaio de histórias”;
1 oficina de manipulação de boneco com Patrícia Maia (de 8 a 10 de setembro, com inscrições pelo sympla)
1 oficina “Linhas, agulhas e teares”;
4 oficinas para professores, com disponibilização de material em PDF para as secretarias municipais de Educação dos 11 municípios;
4 mesas virtuais de debates, quando contadores de histórias, artistas, especialistas e educadores irão conversar sobre contação de histórias e interação remota; a importância de histórias e brincadeiras para crianças de 0 a 3 anos; impacto do ECOH nos professores, alunos, pais, filhos e público em geral; compartilhamento de boas práticas de contação de histórias em sala de aula.
No formato digital, foi possível ampliar a abrangência do público em geral e de professores e as ações culturais e pedagógicas.