Sebo Capricho
Parcelas até 12x no cartão
Entregas para todo o Brasil
Entregas de Moto Táxi para Londrina
Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581
BLOG
O maior acervo de livros usados do Paraná
Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Cinco histórias de maternidade registradas nos livros
Toda Rede
06 de Maio de 2020

Diz o ditado popular que “as mães são todas iguais”. Na literatura, entretanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira. Histórias de maternidade registradas nos livros mostram que a jornada de ser - ou se tornar - mãe é única para cada mulher. Na semana em que se comemora o Dia das Mães, o Blog do Sebo Capricho fez uma seleção de livros que mostram as diferentes faces da maternidade. Fica o convite para mergulhar na trajetória destas mulheres e conhecer a jornada de cada uma nesta aventura que é criar os filhos.

 

1- A filha perdida - Elena Ferrante


A consagrada autora italiana conta a trajetória de uma mulher de quase 50 anos que tira férias no litoral depois que suas filhas crescidas se mudam para o Canadá. Ao observar um família muito parecida com a sua que também está em férias no local, ela é levada a refletir sobre sua própria história de maternidade, marcada por alegrias e também sacrifícios. 


 

2- As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta


A autora nigeriana Buchi Emecheta relata a história de Nnu Ego, filha de um grande líder de uma tribo igbo, que seguindo os costumes de seu povo é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Por acreditar que precisava se tornar mãe para ser uma mulher completa, ela acaba se submetendo a condições de vida precárias. Mais que uma história de maternidade, o livro mostra como a presença de colonizadores europeus na Nigéria interferiu na manutenção dos valores nativos e as consequências desse contato para os povos tradicionais. 

 

mães.jpg
Créditos: Pixabay

 3 - Para educar crianças feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

Este manifesto de Chimamanda Ngozi Adichie traz o tema da igualdade de gêneros ao elencar  quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. O livro é escrito na forma de uma carta para uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina. 

 

 

4 - Só as mães são felizes - Lucinha Araújo


O relacionamento do cantor e compositor Cazuza (morto em 1990) com sua mãe Lucinha Araújo é o tema principal desta obra escrita em tom de depoimento. O livro traz detalhes da vida de Cazuza e fotos raras do artista. Lucinha contou a história a Regina Echeverria, que transformou as conversas em uma emocionante história do amor entre mãe e filho. 

 


5 - Um mais um - Jojo Moyes


A autora do best seller “Como eu era antes de você” conta a história de Jesse, uma mulher que engravida e acaba se casando ainda jovem. Quando o marido entra em depressão e vai para a casa da mãe se cuidar, a protagonista passa a viver como uma mãe solo, que acumula dois trabalhos e ainda tem que dar conta  da filha Tanzie, um prodígio da matemática e do enteado Nicky, um garoto emo, além de um enorme cachorro. 

 

 

Compartilhe:
Deixe um comentário