Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Bicentenário da Independência: 5 livros para entender a História
Toda Rede
01 de Setembro de 2022

 

O Brasil comemora no dia 7 de setembro de 2022 o Bicentenário da Independência. Há exatos 200 anos, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, Dom Pedro I teria supostamente bradado o grito “Independência ou Morte” que nos libertou de Portugal. Os livros sobre a independência do Brasil, porém, revelam que a história não foi bem assim.


A verdade é que o processo de independência começou antes e se estendeu por muitos meses após a data que marca a efeméride. Um possível início dessa história é o ano de 1808, quando  a vinda da Família Real para o Brasil marca o fim do chamado pacto colonial.


 Com a queda de Napoleão na França, em 1815, o Brasil vira o centro do Império e é elevado ao status de Reino Unido com Portugal. O que  se segue depois são profundas transformações, não só na política, mas também na vida social e cultural dos brasileiros. 


A história é complexa, reúne diferentes narrativas e pontos de vista e não dá para ser contada em poucas palavras. Por isso, separamos 5 livros que explicam a independência do Brasil. 

1- 1822 - Laurentino Gomes

O paranaense Laurentino Gomes é um dos mais influentes escritores brasileiros contemporâneos. Suas narrativas históricas cativam milhares de leitores ao revelar a história do País com uma linguagem interessante e acessível.  A trilogia sobre a presença da família real portuguesa no Brasil (e seus desdobramentos) — dividida nos livros 1808, 1822 e 1889 — é um grande sucesso de crítica e público justamente porque populariza essa fase da nossa História. No segundo volume, 1822, Laurentino desmistifica o grito da independência às margens do Ipiranga e analisa como D. Pedro conseguiu, apesar de todas as dificuldades, fazer do Brasil uma nação de proporções monumentais. 

2 - Escravidão Vol 3 -Laurentino Gomes

Em mais uma trilogia, agora dedicada à Escravidão, Laurentino Gomes revela a história por trás desde assunto tão cruel e ao mesmo tempo tão importante da nossa história. Especificamente no terceiro volume da série, ele disseca os fatos que ocorriam no Brasil na época da independência, quando a população do país era composta por 4,7 milhões de escravos, ou um terço do total. Uma população pobre, analfabeta e carente de tudo, dominada pela minoria branca. Além do texto impactante, o livro é recheado de imagens e gráficos que ajudam a entender as causas e os impactos dessa face da história. 

3- Pedro II -José Murilo de Carvalho

A biografia escrita por José Murilo de Carvalho descreve Dom Pedro 2º como um governante perfeito aos olhos de todos, sempre racional e dedicado aos interesses do país. Porém, em sua vida privada, o exercício do poder se aproximava de um fardo difícil de carregar. 

4 - As Barbas do Imperador - Lilia Moritz Schwarcz

Um livro sobre Dom Pedro 2º e sua participação na tentativa de “civilizar” o Brasil por meio da construção dos palácios e da mistura de ritos franceses com costumes brasileiros ao mesmo tempo em que emprestava sua imagem para as festas populares, “tropicalizando” a monarquia. Esse livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 1999 na categoria de Melhor Ensaio e Biografia.

5- Era no tempo do Rei - Ruy Castro 

Ruy Castro escolheu retratar, em seu primeiro romance, as aventuras do menino Dom Pedro e seu amigo Leonardo pelas ruas do Rio de Janeiro em 1810. Trata-se de uma ficção imaginativa valorizada pela capacidade de pesquisa do autor, que tem como pano de fundo a luta pelo poder no Brasil, em Portugal e nas colônias espanholas do Prata.


Independência ou Morte de Pedro Américo.jpeg
Créditos: Reprodução
Compartilhe:
Deixe um comentário