Os chamados romances harlequin, que se caracterizam por narrativas românticas protagonizadas por mulheres fortes, apaixonadas e que lutam pelo que acreditam, são um sucesso editorial há muitas décadas. Se antigamente eram encontrados nas bancas de jornais em coleções como “Julia” e “Sabrina”, hoje, após sucessos como a série “Os Bridgertons”, inspirada na coleção escrita por Julia Quinn, ganharam status de best seller e são disputados nas prateleiras dos sebos e livrarias.
São histórias contemporâneas, históricas ou sensuais, sempre escritas por mulheres, que mesclam o romance à sensualidade com um viés mais contemporâneo, destacando a sororidade e o empoderamento feminino. No Brasil, esse tipo de literatura recebe um nome mais simpático. São os romances “água com açúcar,” que inclusive tem ajudado muita gente a passar o tempo em casa em tempos de pandemia da Covid-19.
A funcionária pública Mônica Chaves é uma das fãs de harlequin que está lendo muitos livros para manter a sanidade nos tempos de incerteza. “Dizem que água com açúcar acalma! Eu leio livros ‘água com açúcar’ para me acalmar também”, brinca ela, que tem predileção por romances históricos que bebem na fonte da consagrada Jane Austen.
“Eu gosto desse estilo pois as autoras fazem um bom trabalho de pesquisa histórica para contextualizar o enredo. É literatura de entretenimento, mas sempre tem um aprendizado", destaca.
Monica se enveredou pelo mundo da leitura incentivada pelos pais e pela irmã mais velha. Na infância, era “rata de biblioteca” e sempre pegava os quatro livros permitidos pela bibliotecária para se distrair. Foi na adolescência que ela descobriu as coleções Julia e Sabrina e nunca mais parou de ler. “Acho legal assumir que leio esse tipo de livros pois tem histórias muito boas e que ajudam a passar o tempo. Com as novas autoras, essa temática ganhou mais respeito”, opina.
As histórias “água com açúcar” estão sendo fundamentais para ajudar a manter a saúde mental na pandemia. “Leio muito e gosto principalmente das histórias familiares, com ligações entre personagens de diferentes livros. É um trabalho muito bem feito”.
O Blog do Sebo Capricho pediu para Mônica indicar autoras de harlequin do gênero histórico que você precisa conhecer. E se você se interessou, já sabe: é só clicar sobre o link e comprar ou pedir pelo Whatsapp! Confira!