Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
Ailton Krenak é eleito para a Academia Brasileira de Letras
Carol Avansini
11 de Outubro de 2023

 

Você conhece Ailton Krenak? Ele é o primeiro autor indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).  Krenak foi eleito no dia 5 de outubro de 2023 com 23 votos, contra 12 da historiadora Mary Del Priore e quatro para o escritor Daniel Munduruku.


O mais novo acadêmico destaca-se por ser uma das principais lideranças do movimento indígena e do ambientalismo. Além disso, é escritor de renome e figura indispensável no movimento literário indígena do país. 


"Sua voz é fundamental para o cenário atual, pois é elo entre a rica herança cultural e histórica dos povos originários e a literatura nacional. Esta eleição é um marco na ABL, que reafirma o seu compromisso em promover a diversidade e a inclusão na instituição e na literatura brasileira", destacou a ABL nas redes sociais.


Nas últimas três décadas, Ailton Krenak recebeu vários prêmios, publicou ensaios e os livros “Como um rio como pássaro”, “O lugar onde a terra descansa”, “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, entre outros. 

Conheça Ailton Krenak

Ailton Krenak nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. 


 É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua desde 2014, ministrando no curso de especialização Cultura e História dos Povos Indígenas a disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais. 


Ailton Krenak.jpg
Créditos: Divulgação
Compartilhe:
Deixe um comentário