Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
6 livros sobre maternidade para inspirar o Dia das Mães
Carol Avansini
04 de Maio de 2023

 

A maternidade é um tema que permeia muitas áreas da vida, e não poderia ser diferente na literatura. As mães, com suas histórias, experiências e vivências, já foram retratadas em diversos livros de diferentes gêneros literários. Com a proximidade do Dia das Mães, aproveitamos a data para sugerir aos nossos leitores algumas obras que têm mães como personagens centrais e que podem ser ótimas opções de leitura para quem busca se aprofundar nesse universo.

 

LEIA MAIS

Dicas de presentes para o Dia das Mães

 

 Cada livro oferece uma visão única sobre a experiência de ser mãe e os desafios que as mulheres enfrentam nesta jornada.  Acompanhe:

.

1 - "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha

 Este romance brasileiro conta a história de Eurídice, uma mulher que sonha em se tornar pianista, mas é pressionada pela família a se casar e ter filhos. Ao longo da trama, vemos como a personagem lida com a maternidade e as expectativas sociais que são impostas às mulheres. O livro aborda questões como o machismo, a solidão e a busca pela realização pessoal.

 

2 - "As Horas", de Michael Cunningham

 Vencedor do prêmio Pulitzer de ficção em 1999, este livro intercala a história de três mulheres em diferentes épocas: Virginia Woolf, autora do clássico "Mrs. Dalloway", Laura Brown, uma dona de casa dos anos 1950 e Clarissa Vaughan, uma editora nova-iorquina dos dias atuais. O livro aborda temas como a maternidade, o papel da mulher na sociedade e a busca pela felicidade.

 

3 - "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus

Escrito nos anos 1960, este livro autobiográfico retrata a vida da autora em uma favela em São Paulo, onde ela cria seus três filhos sozinha. A obra é um retrato da realidade da pobreza no Brasil e da luta diária de muitas mulheres para sustentar suas famílias. Carolina Maria de Jesus se tornou uma das principais vozes da literatura brasileira e uma inspiração para muitas mulheres.

 

4 - "O Conto da Aia", de Margaret Atwood

Esta distopia se passa em um futuro próximo em que uma nova ordem social, baseada em valores religiosos extremistas, foi instaurada nos Estados Unidos. A história é narrada por Offred, uma aia que é forçada a procriar para garantir a sobrevivência da espécie humana. O livro aborda temas como a opressão feminina, a maternidade forçada e a luta por liberdade.

 

5 - A filha perdida - Elena Ferrante

A consagrada autora italiana conta a trajetória de uma mulher de quase 50 anos que tira férias no litoral depois que suas filhas crescidas se mudam para o Canadá. Ao observar um família muito parecida com a sua que também está em férias no local, ela é levada a refletir sobre sua própria história de maternidade, marcada por alegrias e também sacrifícios. 

 

6 - As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta

A autora nigeriana Buchi Emecheta relata a história de Nnu Ego, filha de um grande líder de uma tribo igbo, que seguindo os costumes de seu povo é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Por acreditar que precisava se tornar mãe para ser uma mulher completa, ela acaba se submetendo a condições de vida precárias. Mais que uma história de maternidade, o livro mostra como a presença de colonizadores europeus na Nigéria interferiu na manutenção dos valores nativos e as consequências desse contato para os povos tradicionais. 


lawrence-crayton-e2qz2V0SMpo-unsplash.jpg
Créditos: Foto de Lawrence Crayton na Unsplash
Compartilhe:
Deixe um comentário