Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
5 heroínas da literatura universal que desafiaram as regras da sociedade
Toda Rede
04 de Março de 2022

 

O mês de março é lembrado pela celebração do Dia Internacional da Mulher. Muito embora ainda seja comum associar a data a flores e bombons, o 8 de março é um dia para lembrar principalmente da luta das mulheres por equidade de direitos e oportunidades em um mundo dominado pela vontade dos homens. 


Na literatura universal, não faltam histórias de mulheres ousadas que desafiaram o status quo em busca de uma vida mais plena. Muito embora fosse esperado que nossas heroínas vivessem à sombra dos homens, elas ousaram enfrentar o medo do estigma e dos julgamentos para experimentarem o amor, a paixão e outros sentimentos conflitantes com os bons costumes da época em que seus autores viveram. 


1 - Anna Karenina _ Leon Tolstoi

Um dos maiores clássicos da literatura universal, Anna Karerina revela a história de uma aristocrata russa que, muito embora possua  beleza, riqueza, popularidade, um marido e um filho, não sente a plenitude da vida na sociedade hipócrita em que vive. Por isso, acaba buscando prazer nos braços de um amante. 

2 - Mrs Dalloway - Virginia Woolf

Clarissa Dalloway é a heroína desse clássico, que se destaca por seus sentimentos complexos diante das incertezas em relação à vida. O livro conta a história da protagonista e de outras personagens que cruzam seu caminho nessa jornada. 

3 - Dom Casmurro - Machado de Assis 

Capitu é uma das mais emblemáticas personagens da literatura brasileira. Neste clássico de Machado de Assis, o narrador Bentinho conta a história de amor e ciúmes que viveu com a enigmática Capitu, dona dos perturbadores olhos de ressaca. Até hoje, a dúvida sobre a infidelidade - ou não - da personagem é um dos maiores mistérios da nossa literatura. 

4 - Gabriela, Cravo e Canela - Jorge Amado

A história da sensual Gabriela nos conta como era a sociedade patriarcal brasileira da época em que o romance foi escrito. Narra ainda como a heroína - com seu jeito simples - ousou desafiar as regras impostas pela tradição. 

5 - Madame Bovary - Gustave Flaubert

A história da jovem Emma, que se casa com o médico Charles em busca de ascensão social, é o mote dessa história que nos conduz, por suas páginas, à experiência de uma mulher frustrada com a vida conjugal e que desafia o moralismo da época ao buscar aventuras fora do casamento. 


vertical-shot-of-a-cheerful-female-in-a-white-dress-running-through-a-field-under-the-sunlight.jpg
Créditos: foto criada por wirestock - br.freepik.com
Compartilhe:
Deixe um comentário