Sebo Capricho
Entregas para todo o Brasil

Parcelas até 12x no cartão

Entregas de Moto Táxi para Londrina

Whatsapp: (43) 991271035
(43) 3028-8581

O maior acervo de livros usados do Paraná

Carrinho (0)
Busca Rápida:
Blog Sebo Capricho
4 livros sobre bruxas para celebrar o Halloween
Toda Rede
28 de Outubro de 2022

 Em 31 de outubro, comemora-se nos Estados Unidos o Dia das Bruxas - ou Halloween. A tradicional festa norte-americana se popularizou pelo resto do mundo e, hoje, a data é celebrada com muitas adaptações em outros países, inclusive no Brasil. É claro que o Sebo Capricho não ia ficar fora da brincadeira! Por isso, separamos quatro livros sobre bruxas para inspirar seu Halloween.

 

Mas, antes de contar quais são as nossas dicas, temos uma pergunta: você sabe a origem do Halloween? A celebração  é originária das tradições pagãs dos povos celtas da Irlanda. A festa foi adotada no calendário da igreja católica no século 8, como “Véspera de Todos os Santos” ou “All Hallows' Eve”, que originou o nome Halloween. 

Historiadores apontam que a origem do Dia das Bruxas remonta a um antigo festival celta chamado Samhain, que celebrava o fim do verão. O Samhain iniciava em 31 de outubro, durava  três dias e celebrava a abundância de alimentos após o período de colheita. Havia uma crença que no dia 31 de outubro ocorria uma conexão entre o mundo espiritual e material. Por receio de que os espíritos pudessem atrapalhar as colheitas, começaram os rituais que marcam a data. 

 

A origem das “gostosuras ou travessuras” remonta ao hábito das crianças irem de casa em casa cantando rimas ou orações para a alma dos mortos. Durante as visitas, elas recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de pessoas livres do purgatório.

 

O Halloween é o feriado não cristão mais comemorado nos Estados Unidos. Sua presença em filmes, séries e outros produtos de entretenimento acabou por difundir a tradição por outros países. 

4 livros sobre bruxas

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon,em seus quatro volumes, não é necessariamente uma história de bruxas, mas evoca o papel e a visão das mulheres na narrativa da lenda do rei Arthur. A autora revela o mundo de Avalon e Camelot pelo olhar de suas heroínas: a pelas suas heroínas: a rainha Guinevere, mulher de Arthur, e Igraine, mãe dele; Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã do rei,  Morgana das Fadas, uma feiticeira que, nesta versão, tem uma atuação importante tanto na coroação como na destituição de Artur. Um aspecto interessante desta saga é a descrição do profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.

 

A bruxa não vai para a fogueira neste livro - Amanda Lovelace

Este best seller de Amanda Lovelace resgata a imagem ancestral da figura feminina nos poemas contundentes e ao mesmo tempo líricos. Acima de tudo, o livro defende a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão, conclamando a construção de um mundo mais igualitário e justo. A obra se divide em “O julgamento”, “A queima”, “A tempestade de fogo” e “As cinzas”, valorizando a a ajuda coletiva, a empatia e a reconstrução pessoal.

 

Eu Tituba, bruxa negra de Salem - Maryse Condé

Autora de mais de 20 livros, a professora e escritora Vencedora do New Academy Prize 2018, Maryse Condé resgata, em “Eu Tituba”, a história da mulher negra que foi enforcada nos julgamentos de Salem em 1692. O livro propõe  tirar do esquecimento a figura da mulher negra dentro da bruxaria. Ao narrar este episódio que marcou os Estados Unidos sob nova perspectiva, Condé mostra como a personagem não conseguiu escapar da histeria puritana da época,ao mesmo tempo em que revela o impacto das "bruxas" na estrutura social.

 

A noite das bruxas - Agatha Christie

Para finalizar nossa lista de livros sobre as bruxas, nada melhor que um suspense de Agatha Christie! Neste livro que se passa em uma festa de Halloween, uma garota de 13 anos, Joyce, revela ter  presenciado um assassinato. Como ela tinha o costume de mentir, a afirmação cai em descrédito, mas a brincadeira logo perde a graça quando um crime real acontece.


halloween-pumpkin-on-a-wooden-table.jpg
Créditos: Imagem de kjpargeter no Freepik
Compartilhe:
Deixe um comentário